Apresentação



 

 

Bacharelado em Ciências Sociais na UERN



 

Vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e ao Departamento de Ciências Sociais e Política, o curso de Ciências Sociais da UERN foi criado em 1966 e reconhecido em 1976, por meio do Decreto nº 79.017, de 23 de dezembro. Oferecido até 1998 apenas na modalidade Licenciatura, nesse ano foi criado o Bacharelado. Em 2006 o Projeto Pedagógico sofreu uma série de modificações, com alteração da grade curricular e dos objetivos do curso. 

 

O curso busca oferecer uma formação teórica e metodológica sólida ligada à Antropologia, à Política e à Sociologia, campos clássicos de compreensão e interpretação da vida social. O curso tem a duração média de oito semestres. Através da oferta de um conjunto de disciplinas optativas, do envolvimento nas atividades práticas e nos estudos dos grupos de pesquisa e dos projetos de extensão, o aluno desenvolverá competências específicas ligadas à operacionalização de conceitos, aplicação de metodologias, à elaboração de projetos, à coleta e análise de dados (quantitativos e qualitativos).

 

Após a graduação, o bacharel em Ciências Sociais pode prosseguir sua formação em nível de pós-graduação (mestrado ou doutorado) nas três áreas conjuntas, por meio de um programa de pós-graduação em Ciências Sociais, ou especializar-se numa das três áreas citadas, em programas específicos. É importante considerar que esses três campos do conhecimento estão institucionalizados através de sociedades científicas como a ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política), ABA (Associação Brasileira de Antropologia) e SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), além da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais).


Para obter o grau de Bacharel em Ciências Sociais, o estudante deverá cumprir um total de 152 créditos, correspondendo a uma carga horária de 2.490 horas, incluindo as destinadas ao cumprimento de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).


A cada ano são oferecidas 20 vagas, no turno noturno através do Processo Seletivo Vocacionado (PSV). A concorrência média geral nos três últimos anos (2008 a 20010) foi de 9,6 candidatos para cada vaga.

 

Atualmente, 76 alunos estão regularmente matriculados no Bacharelado em Ciências Sociais da UERN.

 

O que faz o Bacharel em Ciências Sociais



 

 

O Bacharel em Ciências Sociais investiga os fenômenos sociais, buscando compreendê-los e explicá-los. Fazendo isto, ele age como pesquisador, como aquele que procura conhecer um dado fenômeno da realidade social. Mas ele pode também atuar diretamente sobre essa realidade, procurando nela interferir, como técnico que tanto elabora políticas de intervenção como age na condução dessa intervenção. Encontramos bacharéis em Ciências Sociais trabalhando na elaboração de políticas públicas e também na implementação delas junto às populações. Do mesmo modo, os encontramos trabalhando em organismos de desenvolvimento, elaborando políticas para a agricultura familiar, para a educação rural, para o cooperativismo, etc. Nas universidades, eles atuam como professor e pesquisador.

 

 



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dcsp@uern.br | (84)3315-2195
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^