Apresentação



 

 

 

Licenciatura em Ciências Sociais na UERN



 

Vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e ao Departamento de Ciências Sociais e Política,  o curso de Ciências Sociais da UERN foi criado em 1966 e reconhecido em 1976, por meio do Decreto nº 79.017, de 23 de dezembro, ofereceu até 1998 apenas a licenciatura. Apenas a partir desse ano passou a ser ofertado nas duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Inicialmente com uma entrada comum e a opção sendo feita na metade do curso, depois, como segue até hoje, com a opção ocorrendo antes do ingresso no curso.  A cada ano são oferecidas 20 vagas para o turno noturno através do Processo Seletivo Vocacionado (PSV).

 

Com um projeto pedagógico reformulado em 2006, o curso oferece uma estrutura curricular destinada a estimular a autonomia intelectual, a capacidade analítica e a formação humanística dos estudantes. Além da formação para a docência, o curso busca oferecer  uma formação teórica e metodológica sólida ligada à Antropologia, à Política e à Sociologia, campos clássicos de compreensão e  interpretação do social.

 

Para obter o grau de Licenciado em Ciências Sociais, o estudante deverá cumprir um total de 179 créditos, e uma carga horária de 2.885 horas, incluído o Estágio Curricular Supervisionado (405 horas), a Prática como componente curricular (405 horas) e as Atividades Acadêmicas Complementares (200 horas).

 

Atualmente, 70 alunos estão regularmente matriculados na Licenciatura em Ciências Sociais da UERN.

 

O que faz o Licenciado em Ciências Sociais:



 

O Licenciado em Ciências Sociais é um divulgador das teorias que explicam os fenômenos sociais. Ele pode fazer isso como professor, dando aulas no Ensino Fundamental e Médio. Também pode exercer esse métier ministrando cursos e oficinas para pessoas que desenvolvem trabalho de intervenção social, como líderes comunitários, animadores de grupos, etc., ligados a organismos do governo ou a ONGs e também na iniciativa privada.

 

O licenciado em Ciências Sociais deverá possuir habilidades e competências que o conduzam à análise da sociedade, a articulações consistentes entre teoria, pesquisa, prática e compromisso social. Ele deverá ser capaz de analisar textos científicos em Ciências Sociais e Humanas, redigir relatórios de pesquisa, elaborar planos de aula, propor projetos de intervenção pedagógica em situações identificadas como problemáticas e avaliá-los.

 

 


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