Eventos


Aqui você encontra uma lista de eventos de interesse para professores e estudantes de Comunicação Social.


 

Intercom Nacional 

O Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação acontece anualmente em setembro, e em junho ocorrem as edições regionais. As universidades que sediam são palco de palestras, oficinas e debates relacionados diretamente à Comunicação Social. O evento reune estudantes, jornalistas, professores e grandes nomes da área. Trabalhos e discussões na área de comunicação integram a programação, que conta ainda com lançamento de livros, Palestra da TV Globo pelo projeto Globo Universidade, Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e Jornada da Pesquisa Experimental.


Intercom Regional 2018

O maior espaço de debates e troca de experiências sobre o campo da comunicação na região Nordeste vai movimentar a cidade de Juazeiro-BA. O XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste será realizado de 05 a 07 de julho de 2018, no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

O período de inscrição para submissão dos trabalhos no EXPOCOM iniciam-se dia 01/03/2018 e seguem até 18/06/2018. Os alunos interessados devem inscrever seus trabalhos no Departamento de Comunicação Social -DECOM.

Os resultados dos trabalhos selecionados serão divulgados dia 27/04/2018, no site da UERN e murais do DECOM. Os trabalhos escolhidos serão indicados pela coordenação de cursos à INTERCOM até o dia 11/05/2018, conforme procedimento padrão da instituição. O regulamento interno para inscrição dos trabalhos e maiores informações sobre o evento podem ser obtidos através do link abaixo ou pelo site: http://www.portalintercom.org.br/


Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

Realizado anualmente em novembro em capitais, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo apresenta trabalhos de conclusão de cursos – TCCs  - e outros oriundos de atividades de Iniciação Científica. O Prêmio Adelmo Genro Filho mobiliza pesquisadores de jornalismo de diferentes estados, instituições. O trabalho das comissões julgadoras envolve a avaliação de trabalhos em três categorias: TCC/ Iniciação Científica; Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.A pesquisa em Jornalismo cresce entre os jovens investigadores, a categoria com maior número de inscritos é a destinada aos jornalistas recém-formados e alunos de graduação. Link da SBPJor , onde é possível ver os vencedores da premiação, concedida desde 2006 www.sbpjor.org.br/.


Mídia Cidadã

A Conferência Mídia Cidadã é realizada anualmente entre setembro e outubro, com o objetivo de promover o uso da mídia a serviço da cidadania, além de debater o papel dos meios de comunicação e sua influência sobre a comunidade. São realizadas palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos. A conferência reúne jovens pesquisadores e ativistas midiáticos para fomentar a participação desses agentes na mídia brasileira. A promoção do evento é da Rede Brasileira de Mídia Cidadã e Cátedra UNESCO/ de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.


Congresso Nacional de Jornalismo Investigativo

O evento é realizado em Julho, em capitais, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), para estudantes e profissionais de jornalismo interessados nas técnicas de reportagem dessa vertente. A programação é constituída de palestras e workshops, divididos em jornalismo online, eventos esportivos e eleições. Além disso, o congresso deixará painéis com informações sobre política, economia, meio-ambiente, fundamentos da reportagem, técnicas de Reportagem com Auxílio do Computador entre outros temas.


Festival Mundial de Publicidade de Gramado

O terceiro maior evento do mundo na área, em número de participantes, e o maior da América Latina, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado faz história no Brasil desde 1975, e após tornar-se evento latino-americano, ganhou expressão mundial.

Idealizado com a proposta de discutir e analisar o segmento publicitário, passando por temas de interesse de profissionais, agências e mercado. É realizado a cada dois anos na cidade serrana de Gramado, no Rio Grande do Sul, entre junho e agosto. Palestras com grandes nomes da atividade publicitária são o forte da programação.


Atualizado por: Antônio Andretti Albuquerque da Costa em 10/04/2018 (Setor para Contato: FAFIC - Departamento de Comunicação Social )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | decom@uern.br | (84)3315-2227
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^