Apresentação


 

O Departamento de Filosofia (DFI), vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UERN, se propõe formar profissionais de competência técnica e credibilidade ética, dotados de senso crítico e consciência social, capazes de contribuir para o incremento da cidadania, a fim de atender satisfatoriamente à demanda social de profissionais para o ensino básico, médio e superior.  A formação humanística, alicerçada na ética e na luta pela ampliação da cidadania; a qualificação profissional, alicerçada no desenvolvimento do trabalho teórico e especulativo interdisciplinar e a indissociabilidade entre teoria e prática são os três pilares fundamentais para uma formação integral. O DFI tem pautado suas ações nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. O Departamento de Filosofia conta com dois grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Ensino e Investigações em Filosofia (NEFIL), e Epistemologia e Ciências Humanas. Também possui três projetos de pesquisa: Estudos do pensamento hegeliano,  A releitura sloterdijkiana de Nietzsche como busca de um eixo interpretativo do homem  e da cultura na contemporaneidade: uma abordagem a partir dos textos não traduzidos  e   Perspectivas de fundamentação em ética  a partir da obra filosófica e literária de Jean Paul Sartre. As atividades de pesquisas são abertas para a comunidade da UERN e outras IES, para todo aquele que pretenda participar e colaborar, enviando pesquisas, estabelecendo parceria através da publicação de trabalhos filosóficos.  

 

No âmbito da extensão, o DFI tem realizado, através do FILOSOFARTE, um trabalho importante na área da extensão. Tal projeto tem desenvolvido ações cruciais para a comunidade de apenados em Mossoró. O referido projeto representa um esforço de re-socialização dos detentos. Portanto, o FILOSOFARTE, além de ser um projeto que pode conduzir aquele que se encontra encarcerado a encontrar novas formas de liberdade, é um trabalho, também, de análise das próprias condições materiais e simbólicas do cárcere, assim como, das limitações da vida na prisão. O DFI tem desenvolvido ainda três outras importantes ações extensionistas: o Cine Sofia, Amantes de Sofia e a Filosofia vai à Comunidade. Atualmente o departamento dispõe de 14 professores. Tal número possibilita e favorece que uma ampla abrangência de áreas, autores e tendências da filosofia sejam trabalhadas. Da filosofia antiga, da história da filosofia à filosofia contemporânea, da lógica, da filosofia da ciência e da filosofia da linguagem à filosofia da cultura, a filosofia política e a ética. Dos nossos 14 professores, um é doutor, 5 são doutorandos, 7 são mestres e um é especialista. O DFI ofereceu em 2009 um curso de especialização em Ética e Filosofia Política, com 20 vagas e estuda a possibilidade de ofertar novas edições da pós-graduação.


No ano de 2010 foi dado início à 1° edição do EPEFIL (Encontro de Pesquisa e Ensino de Filosofia). Foi um encontro de nível nacional e contou com a notável presença da Prof. Dra. Scarlett Marton (USP). No ensejo, a professora doou à Universidade “Os Cadernos Nietzsche”, revista da USP que conta com colaboradores nacionais e internacionais. Anualmente e semestralmente, o departamento organiza uma série de colóquios, encontros, mesas-redondas, mini-cursos, debates e palestras, envolvendo temas relevantes e instigantes, das mais diversas áreas da filosofia. Essas atividades possibilitam a toda comunidade acadêmica socializar, com discentes e docentes de IES de outros estados, regiões e países, seus estudos e pesquisas.

 

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Horário de Funcionamento

07:00h às 11:00h (manhã)

19:00h às 22:00h (noite)

Chefia do Departamento

Prof. Dr. Marcos de Camargo Von Zuben - Chefe - zuben@uol.com.br

Prof. Dr. Josailton Fernandes de Mendonça - Sub-Chefe - josailtonfernandes@uern.br

Orientação Acadêmica

Prof. Dr. Francisco Ramos Neves - professor.ramos@hotmail.com

Secretários

Ângelo Emanuel Lopes Souza

Gutemberg Nunes

CONTATOS

Endereço: Campus Universitário Central, Setor III

BR 110, KM 48, Rua Prof. Antônio Campos, Costa e Silva
59610-090 - Mossoró-RN

Fone: (84) 3315-2194 (Ramal 2194)

Fax: (84) 3315-2191

E-mail: dfi@uern.br


Atualizado por: Gutemberg Nunes em 30/01/2017 (Setor para Contato: PROAD - Departamento de Transportes )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^