Apresentação




Por que a filosofia é um saber fundamental na vida humana?


"Simplesmente porque a quase totalidade de nossos pensamentos, de nossas convicções, e também de nossos valores, se inscreve, sem que saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das idéias. É indispensável compreendê-las para aprender sua lógica, seu alcance e suas implicações."1


Isso já seria mais que suficiente para ressaltar a importância da filosofia. Mas ela pretende ir mais à frente, uma vez que não se filosofa só por entretenimento nem para compreender melhor o mundo, mas para e, principalmente, conhecer-se a si mesmo e a conviver melhor com os medos, fracassos e superar as trivialidades do dia a dia. A filosofia, nesse sentido, é uma vocação humana. Diferente dos outros saberes, a filosofia procura pelo sentido, pela razão de ser das coisas, do mundo, da dor, do sofrimento, da vida, da alegria, do amor, do ódio, da guerra, da esperança, da morte e etc. É indescritível o valor desse saber, daí Sócrates ter preferido a morte a viver sem a liberdade de pensar e analisar sobre a sua existência, sobre a política, sobre a liberdade, a justiça e a ética.  Muito tempo depois, Sartre falará sobre a condição de ser do próprio homem. Dirá Sartre: "o homem ou é livre ou ele não é homem", ou seja, a condição de ser do homem é a possibilidade de poder decidir livremente, de sempre poder pensar de forma autônoma e escolher livremente e sem tutela. É nessa perspectiva que se insere o saber filosófico, como um saber sem pretensões absolutas. Se partirmos exatamente desse princípio, a formação filosófica se faz mais do que necessária e urgente, pois como diz Kant: "não se ensina filosofia, mas a filosofar". A preocupação kantiana não é de pensar no ensino estritamente acadêmico, ou seja, do cumprimento de conteúdos, mas está preocupada em munir os iniciantes com as ferramentas filosóficas. Pensar sobre determinada coisa é, antes de tudo, pensar de forma adequada, melhor dizendo, pensar de maneira fundamentada, rigorosa, analisada.


O que se espera, de quem escolhe o curso de Licenciatura em Filosofia, é que no mínimo, esse estudante tenha a leitura como parte importante da sua vida, embora isso não seja uma regra. Entretanto, é condição sine qua non a leitura, a discussão, o debate de idéias e de temas que a filosofia provoca, por isso é imprescindível a leitura. Também é importante que o aluno se insira em grupos de estudos e projetos de pesquisas em áreas de interesse filosófico e participe de eventos de filosofia e áreas afins.


O curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi criado no dia dezenove de Abril de 2001, solicitado pelo Magnífico Reitor Prof. José Walter da Fonseca. Resultado da união entre a UERN e o Instituto de Filosofia e Teologia Cardeal Sales da Diocese de Caicó. Esse último já oferecia para a comunidade de Caicó o Curso de Filosofia Eclesiástica. A comissão de professores responsáveis para analisar a proposta foi composta pelo: Dr. Antônio Jorge Soares, Ms. João Batista Xavier, Ms. William Coelho de Oliveira e Ms. Francisco de Assis Costa da Silva, Reitor do Seminário Diocesano Santo Cura D'ars e Coordenador administrativo do curso apreciado.


O curso de Licenciatura em Filosofia da UERN tem a seguinte estrutura: 20 créditos por período, 20 horas semanais e no mínimo 100 dias letivos. 30 vagas através do PSV, no horário de 19h as 22h:15 min. com turmas de 30 alunos.  A nominação do curso: Licenciatura em Filosofia, com 2.840 créditos, numa média de 08 e no máximo de 12 semestres letivos.

1FERRY, Luc. Aprender a viver, tradução Vera Lúcia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.  P. 15

 



Atualizado por: Noberto Andrey Rodrigues de Negreiros em 29/03/2011 (Setor para Contato: REITORIA - Chefia de Gabinete da Reitoria )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dfi@uern.br | (84)3315-2194
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^