Apresentação


O Curso de Lincenciatura em Geografia

O curso de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi criado em 12 de outubro de 1970 pela Resolução n° 024/70-U do Conselho da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN), tendo iniciado suas atividades em 1971 nas dependências do Edifício Epílogo de Campos. A primeira turma de Geografia contou com treze alunos, selecionados através de concurso vestibular, dos quais onze concluíram o curso no ano de 1975.

O corpo discente do curso de licenciatura em Geografia da UERN procede, em sua maior parte, do próprio município de Mossoró, onde se localiza o Campus Central e a sede do curso, e de outros municípios que integram a mesorregião Oeste potiguar. Também participam do curso Geografia da UERN um número considerável de alunos provenientes do Estados do Ceará e da Paraíba sobretudo de cidades limítrofes com o Rio Grande do Norte, além de alunos oriundos da capital potiguar.

Até o presente, o curso de Licenciatura em Geografia da UERN formou trinta e duas turmas. Seus egressos, profissionais capazes de interpretar a complexidade do espaço geográfico e utilizar os conhecimentos para a formação de novas gerações, são absorvidos principalmente pelas escolas da mesorregião Oeste Potiguar, mas também de municípios cearenses, contribuindo para melhorar o ensino de Geografia nesta porção do Nordeste brasileiro.

Com a expansão da oferta de cursos da UERN para outros municípios do Rio Grande do Norte visando suprir a carência da formação profissional em nível superior (especialmente de professores para os ensinos fundamental e médio) no interior do estado, a partir do segundo semestre de 2002, o curso de licenciatura em Geografia passou a ser oferecido, sob a coordenação do Departamento de Geografia, no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), o qual também oferece o curso de Pedagogia.

A demanda por profissionais na área de ensino de Geografia no entorno da microrregião de Pau dos Ferros (que abrange, inclusive, municípios do estado da Paraíba) motivou, em 2004, a criação, através da Resolução Nº 046/2003 – CONSEPE, do curso de licenciatura em Geografia no Campus Avançado Profª. Elisa de A. Maia, em Pau dos Ferros. A criação deste curso pela UERN veio fortalecer o debate geográfico na instituição e mesmo no âmbito estadual.

O Departamento de Geografia ajudou a implementar, no Campus Avançado Walter de Sá Leitão, em Assu, o curso de licenciatura em Geografia, ofertado pelo Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) e coordenado, no âmbito da UERN, pelo Departamento de Educação.

Convém ressaltar que, não obstante as dificuldades para promover a elevação da qualidade do ensino, o curso de licenciatura em Geografia da UERN forma profissionais que têm contribuído para a difusão de uma Geografia mais consoante com a realidade em constante transformação, assim como mais próxima do cotidiano do aluno e, dessa maneira, esses geógrafos que atuam no ensino tem crescentemente ocupado os espaços de trabalho, notadamente, nas escolas da educação básica de Mossoró e região, sendo que alguns destes ex-alunos já passaram a lecionar também no ensino superior, inclusive com atuação no próprio curso de Geografia da UERN, como professores efetivos do quadro do Departamento ou como docentes de contrato temporário.


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dge@uern.br | (84)3315-2193
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^