Notícias


Chamada Pública para a V Semana de Humanidades da FAFIC

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UERN está promovendo a V Semana de Humanidades da FAFIC/UERN, com a temática CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO, a ser realizada de 19 a 21 de Outubro de 2021, via Canal FAFIC no YouTube e plataforma Google Meet.

Para tanto, convidamos à CHAMADA PÚBLICA PARA PROPOSTA DE MESA DE DEBATE, MINICURSO, SIMPÓSIO TEMÁTICO E DIÁLOGO DA EXTENSÃO.V SH

A fim de promover o debate sobre o papel e os desafios das Ciências Humanas na Educação, por meio de um evento de natureza cientificamente interdisciplinar e culturalmente múltiplo, voltado para a humanização, democratização e circulação do conhecimento, a FAFIC convida a comunidade acadêmica e da Rede Básica de Educação a refletir sobre a emergência das demandas nacionais e internacionais em relação ao negacionismo científico, aflorado com mais intensidade durante a pandemia de Covid-19, sobre a intolerância à diversidade cultural, os ataques à democracia e aos direitos humanos.

Os interessados devem apresentar proposta de minicurso, simpósio temático, diálogo da extensão ou mesa de debate ATÉ 16/08/2021, pelo e-mail quintasemanadehumanidadesfafic@gmail.com, sob os seguintes critérios:

Proposição de MINICURSO (dias 20 e 21/10, das 8h às 11h)

  • Poderão propor Minicurso até dois docentes e/ou discentes vinculados a Instituições de Ensino Superior/Institutos Federais de Educação/Escolas da Rede Básica de Educação que, no mínimo, esteja(m) vinculado/as a um programa de pós-graduação (mestrando/doutorando) e se responsabilize(m) pela divulgação do seu minicurso entre o público almejado.

  • Cada minicurso terá duração de 08 horas aulas e contará com o número máximo de 50 participantes;

  • As propostas deverão ser encaminhadas de acordo com as seguintes especificações:

    • Titulação e vinculação institucional do(s) ministrantes;

    • E-mail e telefones para contato;

    • Público alvo;

    • Ementa: título e resumo (até 2000 caracteres, com espaço, contendo os objetivos, justificativas, discussão teórica e relevância da proposta) e três palavras-chave.

Proposição de SIMPÓSIO TEMÁTICO (escolher dia 20 ou 21/10, das 14h às 17h)

    • Poderão propor e coordenar SIMPÓSIO TEMÁTICO até dois/duas pesquisadores com titulação mínima de Mestre, que se responsabilize(m) pela seleção dos trabalhos a serem apresentados e pela divulgação do seu ST;

    • A proposta deverá ser encaminhada de acordo com as seguintes especificações:

      • Titulação, vinculação institucional do(s) coordenador(es) e contato (e-mail e telefone);

      • Ementa: título, resumo (até 4000 caracteres com espaço, que contemple a justificativa, objetivos e discussão teórica) e três palavras-chave.

DIÁLOGO DA EXTENSÃO (escolher dia 20 ou 21/10, das 14 às 17h)

Para apresentar comunicação oral no Diálogo da Extensão é necessário estar participando de ação extensionista institucionalizada ou ter entregue relatório de ações anteriores.

MESA DE DEBATE (escolher dia 20 ou 21/10, das 19:30 às 21:30h)

  • Composta por 4 membros - 3 debatedores e 1 moderador - com titulação mínima de Mestre e perspectiva interdisciplinar.

  • A proposta deverá ser encaminhada de acordo com as seguintes especificações:

    • Titulação, vinculação institucional do/a mediador/a e dos(as) debatedores(as) e contato (e-mail e telefone);

    • Ementa: título, resumo (até 4000 caracteres com espaço, que contemple a justificativa, objetivos e discussão teórica na perspectiva de cada debatedor/a) e três palavras-chave.


Docente do Departamento de Ciências Sociais e Política publica artigo na revista Cadernos Metrólope


Com o título "O ressentimento do eleitor natalense nas eleições presidenciais de 2018", o artigo, publicado na Revista Cadernos Metrópoles n. 51, é uma produção da profª. Drª. Terezinha Albuquerque Barros, docente do Departamento de Ciências Sociais e Política (DCSP/FAFIC), em coautoria com a profª Drª. Lindijane Bento Almeida e com o discente Jaylan Ferreira Macedo, ambos vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCHLA/UFRN). Segue abaixo o resumo e link de acesso ao trabalho na íntegra:

"O ressentimento político impulsionou, nos últimos anos, a ascensão de lideranças e de movimentos com perfis de extrema-direita. No Brasil, esse cenário ganha outras proporções depois das eleições presidenciais de 2018. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender o perfil do eleitor ressentido com a política brasileira na cidade do Natal/RN. Este artigo analisa os resultados do último pleito eleitoral, relacionando-os com alguns aspectos da realidade social, visando a compreender o voto à luz da teoria do ressentimento político. Optamos pelo uso do recurso de mapas para uma imersão espacial nesse fenômeno nos bairros, o que permitiu uma leitura das características gerais do eleitorado, indicando que o ressentimento não se localiza apenas nos lugares excluídos da cidade." (SciELO - Brasil - O ressentimento do eleitor natalense nas eleições presidenciais de 2018 O ressentimento do eleitor natalense nas eleições presidenciais de 2018)


Publicados os Anais da IV Semana de Humanidades da FAFIC

Os Anais da IV Semana de Humanidades da FAFIC, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro de 2019, foram publicados no site do evento.

Acesse o arquivo através do link a seguir: Anais da IV SH.


II SIMCAGEO - 04 e 05 de março de 2020

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Geografia (DGE/FAFIC/UERN) realizará, nos dias 04 e 05 de março, o II SIMCAGEO, evento centrado no tema "Ser docente: expressões e linguagens no ensino de Geografia". Na programação do evento está prevista a realização de diversas atividades, como mesas de debate, exposições e minicursos, conduzidos por docentes e discentes da comunidade acadêmica da UERN.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas presencialmente no auditório da FAFIC a partir do dia 04, à noite, junto aos organizadores do evento, dando direito à participação em um dos 3 minicursos a serem realizados. Mais informações em @centroacademicodegeografia.


Cursinho Emancipa encerrará atividades em Mossoró no próximo sábado, dia 26

Por Iuska Freire - 22 de outubro de 2019 - 12:01

O Projeto de Extensão Cursinho Popular, da Rede Emancipa da UERN, realizará no próximo sábado, 26, o encerramento das atividades em Mossoró. O cursinho preparou, de forma gratuita, mais de 1.000 alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019), que ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.

O projeto contou com parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC).

O encerramento festivo das atividades do Projeto de Extensão Cursinho Popular da UERN será realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) no dia 26 de outubro, a partir das 8h.


IV SEMANA DE HUMANIDADES inicia seleção de voluntários

A IV Semana de Humanidades, que será realizada de 26 a 28 de novembro de 2019, deu início nesta quarta-feira (25) ao processo de seleção de monitores voluntários que irão auxiliar a realização do evento.

Promovida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), a Semana irá selecionar 40 voluntários que tenham vínculo com a UERN.

Os selecionados irão atuar entre os dias 25 e 28 de novembro de 2019, no Campus Central e no Teatro Lauro Monte, durante os turnos matutino, vespertino e noturno.

Os voluntários terão direito à isenção da taxa de inscrição e certificado de participação no evento, com indicação da carga horária total, comprovada através de assinatura em folha de frequência e avaliação do evento.

Como se inscrever

As inscrições para voluntários devem ser realizadas até o dia 30 de setembro, através deste link.

Será dado prioridade aos primeiros 40 inscritos, conforme adequação da disponibilidade de tempo para a monitoria, entre outros critérios.

Demais detalhes sobre a seleção podem ser acessados neste EDITAL.


IV Semana de Humanidades - AS CIÊNCIAS HUMANAS E O TEMPO PRESENTE

Evento previsto para realização entre os dias 26 a 28/11/19, organizado pela FAFIC.

FAFIC 2019 Terça-feira - 26/11 Quarta-feira - 27/11 Quinta-feira - 28/11
MANHÃ Credenciamento (Auditório FAFIC - 8 às 12) Minicursos 1 a 12 (Blocos G, H e I - 7:30 às 10:30 Minicursos 1 a 12 (Blocos G, H e I - 7:30 às 10:30
TARDE Credenciamento (Auditório FAFIC - 16 às 19) Simpósios 1 a 6 (Bloco G - 14 às 17)

Simpósios 7 a 12 (Blocos H e I - 14 às 17)

Diálogos da Extensão (Auditório FAFIC - 14 às 17)

NOITE Abertura e conferência (Teatro Lauro Monte - 19:30 às 22) Mesas de Debate 1 e 2 (Auditório FAFIC - 19:30 às 22) Mesas de Debate 3 e 4 (Auditório FAFIC - 19:30 às 22)

A VIRADA DA PADOCA

Após atos de vandalismo e destruição do espaço Padoca, que fica no Departamento de Comunicação da UERN e é resultado do projeto de extensão da professora Paula Zagui, alunos e professores se reuniram e realizaram um ato simbólico em defesa dos espaços públicos de convivência. O evento começou às 7 horas da manhã da última quinta (14) e terminou à meia-noite. Tendo contado com várias atrações locais, o momento foi de distração, mas serviu principalmente para discutir a importância de se manter os espaços de convivência na universidade e além dela.

Texto:TVCom

Vídeo: A Virada da Padoca


II EREFIL NE - Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Nordeste, Filosofia nas Trincheiras da Educação

O evento ocorreu entre os dias 14 a 18 de janeiro de 2019

 


Atualizado por: Heitor Gabriel Cabral Nogueira em 11/08/2021 (Setor para Contato: FAFIC - Diretoria da FAFIC )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | fafic@uern.br | (84)3315-2191
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^