Extensão


   

Importância da Extensão Universitária

 

“ O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa  na problematização crítica destas relações.”( FREIRE, 2006: 36)

 

A extensão universitária deve estar inserida num contexto, aonde se possa pensar  a universidade a partir de seus objetivos básicos de formação profissional, geração de novos conhecimentos e disseminação desses conhecimentos. A extensão é, portanto, um dos pilares fundantes das instituições de Ensino Superior nos dias atuais, articulando, indissociavelmente, Ensino e Pesquisa, para viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.


A extensão universitária, durante muito tempo, era vista como uma via de “mão única”, aonde os conhecimentos sairiam de uma Universidade que sabe para uma comunidade que não sabe. Como diz Freire esta extensão assume um caráter assistencialista, messiânico, redentor, além de considerar a comunidade passiva no processo de produção do conhecimento. Ademais, subjacente a essas propostas, havia a tentativa de se difundir os ideais de uma classe hegemônica que se instalara no poder.
 

Contrariamente a este modelo, partimos da ideia de que a extensão deve estar voltada para um processo transformador, emancipatório e democrático. E ainda, de uma extensão desenvolvida no diálogo e no respeito a cultura local. A extensão é um processo interdisciplinar e dialético, pois tem uma visão integrada do social e prevê uma relação de mão dupla, aonde universidade e sociedade confrontam seus respectivos conhecimentos (acadêmico e popular), resultando numa rica troca de saberes a partir desta relação transformadora. Como diz Freire “a educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos.”(FREIRE, 1983:28).

 

A  Extensão no curso de História 

 

Atualmente, o Curso de História desenvolve três projetos de extensão desenvolvidos por seus professores, abordando as temáticas relacionadas à: Preservação de Acervos e Incentico à LeituraHistória, Memória e Patrimônio.  

 

Projetos de Extensão com atuação dos professores do Departamento de História:

 

1) A Coleção Mossoroense: Incentivo à Leitura e Formação de Bibliotecas. 

 

Professor Coordenador:  Marcílio Lima Falcão.

Membros: Lindercy Francisco T. de Souza Lins e Francisco Linhares Fonteles Neto.

Discentes bolsistas:

Eloíza Tolentino Soares,

Everaldo de Oliveira Silva,

Fábio Augusto Xavier,

Francisca Kalidiany de Abrantes Lima,

Hélia Costa Morais,

Ionara Rafaela Costa de Oliveira,

Juliana Cavalcante Bezerra Silva,

Micarla Natana Lopes Rebouças,

Pedro Gil Silva Santos,

Raphael Alves da Costa Torres.

 

2) História e Memória: Narrativas memoráveis sobre a marcha de Lampião em Mossoró.

 

Professor Coordenador: Lemuel Rodrigues da Silva.

Professores membros:

Emanuel Pereira Braz,

Marcílio Lima Falcão,

Fabiano José Morais da Silva (Comunicação Social),

Edgley Freire Tavares (Letras),

Rosimeiry Florêncio de Queiroz Rodrigues (Direito).

Discentes bolsistas: José Borges dos Santos e Sionara Maia da Cunha.

 

3) História, Memória e Patrimônio: Os lugares de memória e a preservação patrimonial na cidade de Mossoró.

 

Professor Coordenador: Marcílio Lima Falcão

Professores Membros: Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins e Lemuel Rodrigues da Silva.

Discentes bolsistas: Hélia Costa Morais e Micarla Natana Lopes Rebouças.

início: Novembro de 2010

Término:  Janeiro de 2013


 


Atualizado por: Lidiane Mendonça de Alencar em 18/10/2012 (Setor para Contato: FAD - Núcleo de Prática Jurídica )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | dhi@uern.br | (84)3315-2142
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^