Graduação



 

 Licenciatura - Estrutura Curricular

 

O currículo do curso de graduação em História na modalidade de Licenciatura dispõe de um carga horária de 2.865 (duas mil, oitocentas e sessenta e cinco horas) horas e 177 créditos, distribuídas entre disciplinas e atividades complementares, com integralização em 04 (quatro) anos letivos (equivalente a 08 períodos), com duração máxima de 07 (sete) anos letivos (equivalente a 14 períodos), e com tempo médio de 05 (cinco) anos letivos (equivalentes a 10 períodos).

1) Das 2.865 (duas mil, oitocentas e sessenta e cinco horas) horas que compõem o currículo pleno, 405(quatrocentos e cinco) horas são destinadas às atividades de Estágio Supervisionado.


2) Das 2.865 (duas mil, oitocentas e sessenta e cinco horas) horas que compõem o currículo pleno, 405(quatrocentos e cinco) horas são de prática como componente curricular.


3) Das 2.865 (duas mil, oitocentas e sessenta e cinco horas) horas que compõem o currículo pleno, 210(duzentos e dez) horas são de atividades acadêmico-científico-culturais (atividades complementares).


4) Das 2.865 (duas mil, oitocentas e sessenta e cinco horas) horas que compõem o currículo pleno,1.845 (hum mil, oitocentos e quarenta e cinco) horas são de conteúdos curriculares de natureza cientifico-cultural.

 

Estágio Curricular Supervisionado

 

A Grade Curricular do Curso de Licenciatura em História contém quatro disciplinas de Estágios Curriculares Supervisionados, compostas por orientações teórico-metodológicas que totalizam 180 horas/12 CR (Dimensão Pedagógica) em sala de aula e atividades práticas nas áreas de estágio que totalizam 405 horas/27 CR, perfazendo um montante de 585 horas/39 CR e terão lugar nas escolas e demais instituições selecionadas conveniadas com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

O objetivo destas disciplinas é promover uma reflexão sobre a própria prática, partindo de leituras específicas que possibilitem ao aluno uma formação profissional capaz de produzir conhecimentos sobre seu campo de atuação dentro das especificidades dos saberes científicos.

 

Nesta perspectiva, buscamos construir uma proposta para as atividades de estágio que favoreça ao discente/estagiário se inserir no universo das pesquisas que constroem o saber histórico, bem como as que discutem o seu ensino através da História escolar. Teremos como norte a busca por estabelecer relações entre os saberes oriundos da pesquisa histórica e as especificidades de sua transposição para a sala de aula.

 

Monografia

 

No desenrolar do curso, o licenciando cumpre duas exigências básicas: depois de cursar as disciplinas de uma "grade" comum, e para atender as exigências da disciplina Técnica de Pesquisa aplicada a História II, ele deve elaborar uma monografia, sob orientação de um professor. 

 


 


Atualizado por: Lidiane Mendonça de Alencar em 17/10/2012 (Setor para Contato: FAD - Núcleo de Prática Jurídica )

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